MARIA, A MÃE DA EVANGELIZAÇÃO!
Mistérios da luz
e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho» (EG 20) —
- PRIMEIRO MISTÉRIO
«Sucedeu que, naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. [...] E dos céus ouviu-se uma voz: ‘Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência’».
[Meditação]
«Em todos os batizados, desde o primeiro ao último, atua a força santificadora do Espírito que impele a evangelizar. O povo de Deus é santo em virtude desta unção [...]. O Espírito guia-o na verdade e condu-lo à salvação» (EG 119).
- SEGUNDO MISTÉRIO
«Naquele tempo, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. […] A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-lhe: ‘Não têm vinho’. Jesus respondeu-lhe: ‘Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora’. Sua Mãe disse aos serventes: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’».
[Meditação]
Maria «é a serva humilde do Pai, que transborda de alegria no louvor. É a amiga sempre solícita para que não falte o vinho na nossa vida. [...] Como Mãe de todos, é sinal de esperança [...]. Como a São João Diego, Maria oferece-lhes a carícia da sua consolação materna e diz-lhes: ‘Não se perturbe o teu coração. (...) Não estou aqui eu, que sou tua Mãe?’» (EG 286).
- TERCEIRO MISTÉRIO
«João Batista declarou: ‘Esta é a minha alegria! E tornou-se completa! Jesus é que deve crescer, e eu diminuir’».
[Meditação]
«Quando Jesus começa o seu ministério, João exclama: ‘Esta é a minha alegria! E tornou-se completa!’. O próprio Jesus ‘estremeceu de alegria sob a ação do Espírito Santo’ (Lucas 10, 21). A sua mensagem é fonte de alegria: ‘Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa’ (João 15, 11). A nossa alegria cristã brota da fonte do seu coração transbordante» (EG 5).
- QUARTO MISTÉRIO
«Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles».
[Meditação]
«Não se pode perseverar numa evangelização cheia de ardor, se não se está convencido, por experiência própria, que não é a mesma coisa ter conhecido Jesus ou não O conhecer, não é a mesma coisa caminhar com Ele ou caminhar tateando, não é a mesma coisa poder escutá-l’O ou ignorar a sua Palavra, não é a mesma coisa poder contemplá-l’O, adorá-l’O, descansar n’Ele ou não o poder fazer» (EG 266).
- QUINTO MISTÉRIO
«Jesus enviou dois discípulos e disse-lhes: […] ‘Dizei ao dono da casa: [...] “onde está a sala, em que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos?”. Ele vos mostrará uma grande sala no andar superior [...]. Preparai-nos lá o que é preciso’. Os discípulos partiram e [...] encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito e prepararam a Páscoa».
[Meditação]
«A Eucaristia, embora constitua a plenitude da vida sacramental, não é um prémio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos. [...] A Igreja não é uma alfândega; é a casa paterna, onde há lugar para todos com a sua vida fadigosa» (EG 47).
© Laboratório da fé, 2015 (elaborado a partir da proposta da diocese do Porto)
Maio 2015 — Mês de Maria: a mãe da evangelização! | 14 — pdf