PREPARAR O DOMINGO SEGUNDO
De repente, e sem que lhe pedisse, o jovem começou a gritar: «Comprem, comprem as melhores maçãs do pomar. Recém-colhidas para irem direitas para a sua mesa... comprem». Ao som dos gritos foram-se juntando muitas pessoas ao redor da vendedora e muitas foram as que pediram ansiosamente alguns quilos das maçãs. Ao fim de poucas horas a mulher tinha vendido tudo. «Como foi que fizeste? — perguntou a mulher. Durante muitas semanas vim a este mercado e nunca consegui vender a mercadoria. E tu, num par de horas, conseguiste vender mais do que eu vendi em todo este tempo». «Foi fácil — respondeu o jovem. As tuas maçãs eram muito boas, mas nem tu nem eles sabiam. Alguém tinhas de o dizer».
Quando João Batista viu Jesus que se aproximava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É d’Ele que eu dizia: ‘Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque era antes de mim’. Eu não O conhecia, mas foi para Ele Se manifestar a Israel que eu vim baptizar na água». João deu mais este testemunho: «Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele. Eu não O conhecia, mas quem me enviou a batizar na água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo’. Ora, eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus».
Quando experimentamos a salvação que nos é oferecida pelo encontro com Jesus, sentimos a imperiosa necessidade de o anunciar aos outros. Temos a obrigação de contar a outros o que experimentamos na nossa própria vida. Evidentemente, temos de o fazer com o testemunho da nossa vida e também com as nossas palavras. Ficarmos calados e não partilharmos esta riqueza com as pessoas que nos rodeiam é uma contradição. Muitas pessoas esperam de nós um anúncio explícito, além de uma presença testemunhal. Como as maçãs, a notícia que temos é boa, mas alguém tem de o dizer. Em frente! Há muitas pessoas à espera!
© Hermann Rodríguez Osorio, SJ
© Hermann Rodríguez Osorio, SJ
© Encuentros com la Palabra — blogue de Hermann Rodríguez Osorio
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014