• finalidade — © Laboratório da fé —

 «Laboratório da fé®» é o nome do projeto do Arciprestado de Braga para concretizar os objetivos propostos para o ano pastoral iniciado em outubro de 2012: celebrar o Ano da Fé de forma digna e fecunda; intensificar a reflexão sobre a fé; confessar a fé no Senhor Ressuscitado; aprofundar os conteúdos do «Credo», a partir do Catecismo da Igreja Católica. 
O outro objetivo que consiste em dar a conhecer a Constituição Dogmática sobre a Igreja («Lumen Gentium») será concretizado com a publicação de artigos nesta plataforma e também com a realização de um debate no dia 27 de junho, às 21h, no Auditório Vita, em Braga.
Este projeto inspira-se nas palavras do Beato João Paulo II dirigidas aos jovens aquando do Jubileu Mundial da Juventude, no ano dois mil, em Roma. Na Vigília desse encontro, o Papa João Paulo II proferiu uma reflexão onde sugeriu com insistência esta temática: «cada um de vós pode encontrar dentro si mesmo a dialética feita de perguntas e respostas. Cada qual pode examinar as dificuldades que sente na fé e experimentar inclusive a tentação da incredulidade. Mas, ao mesmo tempo pode experimentar também uma gradual maturação na consciência e na convicção da sua própria adesão de fé. Com efeito, neste admirável laboratório do espírito humano, que é o laboratório da fé, sempre se encontram mutuamente Deus e o ser humano».

  • página na internet e redes sociais — © Laboratório da fé —

O rosto desta iniciativa é esta página na internet (www.laboratoriodafe.net), onde são publicados textos que pretendem ajudar cada pessoa a entrar no «laboratório da fé». 
 O desenvolvimento deste projeto também pode ser acompanhado nas redes sociais

        — comunidade no google+ 

  • inspiração — © Laboratório da fé — 

 — João Paulo II — «Cada um de vós pode encontrar dentro si mesmo a dialética feita de perguntas e respostas. Cada qual pode examinar as dificuldades que sente na fé e experimentar inclusive a tentação da incredulidade. Mas, ao mesmo tempo pode experimentar também uma gradual maturação na consciência e na convicção da sua própria adesão de fé. Com efeito, neste admirável laboratório do espírito humano, que é o laboratório da fé, sempre se encontram mutuamente Deus e o ser humano» [reflexão proferida na Vigília da Jornada Mundial da Juventude].

Bento XVI — «Redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo. [...] Hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor duma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé. Na descoberta diária do seu amor, ganha força e vigor o compromisso missionário dos crentes, que jamais pode faltar. Com efeito, a fé cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e de alegria. A fé torna-nos fecundos, porque alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho que é capaz de gerar: de facto, abre o coração e a mente dos ouvintes para acolherem o convite do Senhor a aderir à sua Palavra a fim de se tornarem seus discípulos» [«A Porta da Fé», 2.7].

  • marca registada — © Laboratório da fé® —

 Laboratório da fé® é uma marca nacional registada com o número 505424 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

  • simbologia do logótipo — © Laboratório da fé —


 

O balão remete para o diálogo, fundamento do «laboratório da fé®», inspirado nas palavras do Papa João Paulo II, na Vigília do Jubileu Mundial dos Jovens: «Cada um de vós pode encontrar dentro si mesmo a dialética feita de perguntas e respostas».
Este balão desconstruído em partes diferentes forma uma cruz, ponto de encontro, caminhos de convergência para a fé (Deus), mas também de partida e abertura para a evangelização.
Neste logótipo está representada a unidade da fé e a diversidade dos itinerários de cada ser humano.
As cores (amarelo, vermelho, laranja) simbolizam o dom da fé, pela presença do Espírito Santo, e a ação evangelizadora da Igreja, pelo compromisso pessoal de cada cristão.

Este logótipo foi elaborado
com a contribuição de Helga Andrade e David Duarte
— www.design-a-dois.pt —

0 comentários:
Enviar um comentário

  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários