Outubro Missionário 2015


As Obras Missionárias Pontifícias da Comissão Episcopal das Missões publicaram, como já é habitual, um guião para ajudar os cristãos, individualmente e em grupo, a crescer no compromisso missionário.  «Dinamizar o mês de Outubro através de reflexões, momentos de oração e celebrações de modo a torná-lo um mês especialmente dedicado à Missão. E a partir deste mês, esta dinâmica, se possa estender ao longo de todo o ano» — pode ler-se no texto de apresentação.



Oração diária

31. Para que a Igreja seja no mundo sinal da presença salvadora de Deus, pelo testemunho de vida, palavra e ação, levando todos a participar na grande Festa do Reino de Deus.

30. Para que os cristãos tenham um coração grande como o de São Paulo, atento às necessidades dos outros, e as instituições da Igreja não se cansem de ajudar os que mais precisam.

29. Para que a Igreja denuncie o mal no mundo e apresente como solução a misericórdia de Jesus Salvador, colaborando com as pessoas de boa vontade no serviço do bem, da paz e da justiça.

28. Pela Igreja de Deus, edificada sobre o alicerce dos Apóstolos, para que saiba dar testemunho da ressurreição de Jesus, fazendo ressoar por todo o mundo esta feliz Boa Nova.

27. Para que o Senhor faça surgir na Igreja fiéis que acolham o chamamento de Jesus e se entreguem ao serviço do Evangelho, reconhecendo o rosto de Cristo em cada um, como o bem-aventurado Gonçalo de Lagos.

26. Por todos os que sofrem no corpo ou na alma, para que tenham o auxílio daqueles que os rodeiam, sobretudo dos cristãos, vendo neles sinais da presença de Jesus compassivo.

25. Pelos fiéis das nossas comunidades para que saibam compreender os mais fracos na fé conduzindo-os a Jesus Cristo e estejam atentos às necessidades dos mais pobres.

24. Pelos missionários, consagrados e leigos, que trabalham em regiões de missão, para que, por intercessão de Santo António Maria Claret, tenham como finalidade a glória de Deus e a salvação do mundo.

23. Pelos membros da Igreja, para que aprendam a descobrir nos acontecimentos do mundo, sinais da vontade de Deus e a ver nos Sacramentos sinais da presença de Jesus Salvador.

22. Pelos catecúmenos e batizados, para que neles se acenda o fogo da palavra de Deus, aceitando seguir a Cristo, e pelas famílias divididas por causa do Evangelho, para que se mantenham unidas.

21. Para que Jesus Cristo, Filho de Deus e de Maria, inspire aqueles que receberam muitos dons, a pô-los ao serviço dos outros, sobretudo os pobres, doentes e desprezados.

20. Pelos que se preocupam com o futuro, os que creem em Jesus ressuscitado e sabem que, onde abundou o mal, superabundou a graça, e pelos que sofrem muito, para que não percam a esperança.

19. Pelos filhos da Igreja, para que alcancem a santidade no estado de vida que escolheram, e pelos jovens, a quem o Senhor chama a segui-l’O, para que, a exemplo de São Paulo da Cruz, imitem a Cristo pobre.

18. Pelos que anunciam Jesus aos mais novos, pelos Associados da Infância Missionária, e pelos missionários que se entregam à Missão, testemunhando pela palavra e pela vida, que Jesus é o Salvador. 

17. Pelos cristãos do Oriente e do Ocidente, para sejam fiéis a Jesus Cristo até ao fim, como o mártir Santo Inácio de Antioquia que ofereceu a sua vida como «pão limpo de Cristo».

16. Pelas mulheres que servem a igreja na evangelização, para que, a exemplo de Santa Margarida Maria, vivam o amor de Jesus Cristo por toda a humanidade e O saibam anunciar.

15. Pelas comunidades cristãs em todo o mundo, pelos filhos que elas geram no batismo, pelas famílias cristãs, para que percorram, como Santa Teresa de Jesus, o caminho da santidade.

14. Para que os governantes e os políticos não imponham leis insuportáveis aos seus países e as associações de defesa dos cidadãos denunciem as injustiças, defendendo os mais fracos.

13. Para que a Igreja seja sincera e corajosa em dizer a verdade ao mundo de hoje, não se envergonhando do Evangelho e anunciando-o em palavras e atitudes a todos os que ainda não conhecem o dom da fé.

12. Para que os pastores e os fiéis se juntem à volta de Jesus para O ouvir e andem atentos aos sinais da presença de Deus no mundo e lhes correspondam.

11. Para que surjam muitos homens e mulheres que considerem a riqueza como nada e que muitos jovens deixem pais, irmãos, terras e tudo o mais, por causa de Jesus e do Evangelho.

10. Para que a Virgem Maria, Mãe de Jesus, modelo de quem ama, escuta e vive a palavra de Deus, nos ensine a todos a ser e a fazer como Ela.

9. Por todos os que combatem contra os poderes do mal, por aqueles que, nesta luta, se juntam a Jesus e O bendizem e por todos os que acreditam que o mal nunca vencerá.

8. Pelos que fazem o bem a quem precisa de ajuda, pelos que dia a dia oferecem a sua vida a Deus, e pelos que são pacientes mesmo com quem os ofende.

7. Pelos mais pobres, os migrantes e perseguidos, para que haja sempre alguém que os ajude e lhes anuncie o Evangelho de Jesus.

6. Pelas donas de casa que recebem alguém, como fez Marta, e pelas que sabem acolher a palavra de Deus, como Maria, para que todas guardem nos seus corações o que Jesus disse.

5. Por todo o povo cristão que escuta o Evangelho de Jesus Cristo, para que todos descubram que o centro da Sua mensagem está em unir o amor a Deus e o amor ao próximo.

4. Pelas famílias cristãs que perseveram na unidade e pelos jovens que se preparam para o matrimónio, para que sejam um sinal do amor de Deus, que os santifica na fidelidade ao amor.

3. Por todos os discípulos enviados em missão, para que experimentem, à luz da fé e da esperança, a alegria de colaborarem com Jesus Cristo na obra do Reino de Deus.

2. Santos Anjos da Guarda — Pelos missionários, catequistas e todos os evangelizadores, para que anunciem com diligência e alegria a Boa Nova de Jesus Cristo, como o fazem os Anjos de Deus.

1. Santa Teresa do Menino Jesus — Pela Igreja de Deus, para que, por intercessão de Santa Teresa do Menino Jesus, seja anúncio e profecia do Reino dos Céus na descoberta do caminho do amor servindo a Deus e aos irmãos.

Outubro Missionário 2015 — Dia Mundial das Missões

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 1.10.15 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários