MARIA, A MÃE DA EVANGELIZAÇÃO!


Mistérios da luz

— «Sair da própria comodidade
e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho» (EG 20) —


  • PRIMEIRO MISTÉRIO
O batismo de Jesus [Marcos 1, 9-11]
«Sucedeu que, naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. [...] E dos céus ouviu-se uma voz: ‘Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência’».

[Meditação]
«Em todos os batizados, desde o primeiro ao último, atua a força santificadora do Espírito que impele a evangelizar. O povo de Deus é santo em virtude desta unção [...]. O Espírito guia-o na verdade e condu-lo à salvação» (EG 119).

  • SEGUNDO MISTÉRIO
As bodas de Caná [João 2, 1-5]
«Naquele tempo, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. […] A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-lhe: ‘Não têm vinho’. Jesus respondeu-lhe: ‘Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora’. Sua Mãe disse aos serventes: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’».

[Meditação]
Maria «é a serva humilde do Pai, que transborda de alegria no louvor. É a amiga sempre solícita para que não falte o vinho na nossa vida. [...] Como Mãe de todos, é sinal de esperança [...]. Como a São João Diego, Maria oferece-lhes a carícia da sua consolação materna e diz-lhes: ‘Não se perturbe o teu coração. (...) Não estou aqui eu, que sou tua Mãe?’» (EG 286).

  • TERCEIRO MISTÉRIO
O anúncio do Reino e o apelo à conversão [João 2, 27.30]
«João Batista declarou: ‘Esta é a minha alegria! E tornou-se completa! Jesus é que deve crescer, e eu diminuir’».

[Meditação]
«Quando Jesus começa o seu ministério, João exclama: ‘Esta é a minha alegria! E tornou-se completa!’. O próprio Jesus ‘estremeceu de alegria sob a ação do Espírito Santo’ (Lucas 10, 21). A sua mensagem é fonte de alegria: ‘Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa’ (João 15, 11). A nossa alegria cristã brota da fonte do seu coração transbordante» (EG 5).

  • QUARTO MISTÉRIO
A transfiguração de Jesus [Marcos 9, 2]
«Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles».

[Meditação]
«Não se pode perseverar numa evangelização cheia de ardor, se não se está convencido, por experiência própria, que não é a mesma coisa ter conhecido Jesus ou não O conhecer, não é a mesma coisa caminhar com Ele ou caminhar tateando, não é a mesma coisa poder escutá-l’O ou ignorar a sua Palavra, não é a mesma coisa poder contemplá-l’O, adorá-l’O, descansar n’Ele ou não o poder fazer» (EG 266).

  • QUINTO MISTÉRIO
A instituição da Eucaristia [Marcos 14, 13-16]
«Jesus enviou dois discípulos e disse-lhes: […] ‘Dizei ao dono da casa: [...] “onde está a sala, em que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos?”. Ele vos mostrará uma grande sala no andar superior [...]. Preparai-nos lá o que é preciso’. Os discípulos partiram e [...] encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito e prepararam a Páscoa».

[Meditação]
«A Eucaristia, embora constitua a plenitude da vida sacramental, não é um prémio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos. [...] A Igreja não é uma alfândega; é a casa paterna, onde há lugar para todos com a sua vida fadigosa» (EG 47).

© Laboratório da fé, 2015 (elaborado a partir da proposta da diocese do Porto)

Maio 2015 — Mês de Maria: a mãe da evangelização! | 14 — pdf

  • ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS > > >
  • TEMA GERAL PARA O MÊS DE MARIA 2015 > > >

Maria, a mãe da evangelização!
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 14.5.15 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários