VIVER O DOMINGO TERCEIRO DA QUARESMA


Jesus revela-se contra um mundo no qual o económico é o prioritário; o dinheiro importa mais do que as pessoas. E isto acontecia até no Templo de Jerusalém. O Templo era o lugar da «presença de Deus» e os vendedores e cambistas, os especuladores monetários, tinham convertido a «casa de meu Pai [em] casa de comércio» — dirá Jesus. A reação de Jesus é visceral. Não pode admitir que o Templo de Deus se tenha transformado num lugar de negócios e de exclusão.
A narração evangélica, porém, aproveita a cena para explicar uma realidade mais profunda. Jesus é o autêntico Templo de Deus. Na sua humanidade torna-se efetiva, de uma forma única, a presença de Deus. Deus faz-se presente no ser humano.
A ressurreição de Jesus será o sinal definitivo desta realidade. Jesus inaugurou uma nova forma de entender o sagrado, o santo. Cada homem e cada mulher são o lugar onde se manifesta a santidade de Deus, a sua presença única.
O prioritário, nos seus seguidores, naqueles que percebem esta nova realidade, não pode ser o dinheiro, o poder ou o prestígio social. Não podemos admitir a exclusão de nenhum ser humano por nenhuma causa. A vida, a pregação de Jesus, a sua morte e a sua ressurreição, iniciam um novo futuro, onde o nuclear é o ser humano, feito à imagem e semelhança de Deus.

© Javier Velasco-Arias
© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2015
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Viver o domingo terceiro da Quaresma (Ano B), no Laboratório da fé, 2015



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 7.3.15 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários