VIVER O DOMINGO QUINTO DA QUARESMA


Aproxima-se o final trágico de Jesus; Ele presente-o. Contudo, a sua fé inquebrantável no Pai fá-lo intuir, dá-lhe a certeza de que do sofrimento e da morte pode ressurgir a vida: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado».
Com esta perspetiva é compreensível a sua estranha afirmação: «Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto». A nossa experiência e opinião vai noutra direção. Custa-nos entender que dê fruto, e menos muito fruto, a dor, o sofrimento, a morte. Mas a nossa fé na ressurreição de Jesus proporciona-nos a convicção de que Ele tinha razão.
Ora, esta perspetiva pode ser exportada para as nossas vidas. O sofrimento, a dor e a morte fazem parte da natureza humana. Por mais que queiramos esconder esta realidade, fugir dela, encontramo-la na própria vida, na nossa família, nos amigos… Jesus oferece-nos outra leitura destas realidades. Não tem nada que ver com procura masoquista da dor. É aceitar o sofrimento inevitável, aquele sobre o qual não podemos ter controlo. Comprovar, ter a certeza, que a doença, mesmo a mais incapacitante, a dor e a morte têm um valor, um valor salvífico. O sofrimento e a morte de Jesus, juntamente com a sua ressurreição, certificam-no.

© Javier Velasco-Arias
© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2015
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Viver o domingo quinto da Quaresma (Ano B), no Laboratório da fé, 2015



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 21.3.15 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários