VIVER O DOMINGO QUARTO DA QUARESMA


A morte de Jesus na cruz não é um fracasso. A sua morte traz vida. Mais ainda: vida sem fim, vida eterna. A vida, a pregação, mas, sobretudo, a morte de Jesus Cristo é o ato supremo de amor de Deus. Deus Pai não quer que se perca nem sequer um de nós. Ama-nos de forma individual, personalizada, não de maneira coletiva. Cada ser humano é objeto pessoal do amor de Deus. O período da Quaresma prepara-nos para apreciar em toda a sua intensidade o ato sublime do amor de doação de Jesus.
A escuridão da morte, em Jesus, converte-se em luz. Ele é «a luz que veio ao mundo». Mas há o perigo de preferirmos «as trevas à luz». A causa de Jesus vale a pena: é luz. O mundo está cheio de escuridão, de injustiças, de atentados à dignidade da pessoa, de mal. Mas outro mundo é possível. A cruz, a morte e a ressurreição de Jesus anunciam-no, inauguram-no. O imenso amor de Deus, feito carne em Jesus, mostra-nos o único caminho possível: o do amor. Um amor que nos impulsiona a lutar para que seja respeitada a dignidade de cada pessoa, a reconhecer no outro um irmão ou uma irmã, a fazer nossos os sofrimentos e as necessidades de cada pessoa. É mais fácil, é verdade, uma vida soporífera, na qual só conta o meu ego, eu e o meu ambiente mais próximo, o sentir-me bem, o não complicar-me a vida. Mas essa não foi a opção de Jesus; não é luz; não é vida inesgotável.

© Javier Velasco-Arias
© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2015
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Viver o domingo quarto da Quaresma (Ano B), no Laboratório da fé, 2015



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 14.3.15 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários