VIVER O DOMINGO PRIMEIRO DA QUARESMA


Ainda estamos com o «sabor» do Natal e já voltamos a celebrar a Quaresma; outros dos «tempos fortes» eclesiais. A Quaresma são quarenta dias que nos preparam para o grande acontecimento da Páscoa; nunca podemos perder de vista esta perspetiva.
No primeiro domingo da Quaresma, a liturgia convida-nos a contemplar a estadia de Jesus no deserto — durante quarenta dias — como preparação para a sua vida pública, para a proclamação da «boa notícia» da chegada do Reino de Deus, no qual cada homem e cada mulher são convidados a ver no outro a irmã e o irmão. A narração do evangelho de Marcos — que corresponde ao ciclo litúrgico B em que nos encontramos — é a mais breve. Mas isso não impede que esteja carregada de conteúdo.
Jesus, no deserto, está a preparar, através dum tempo de oração e de «deserto» (de solidão, só com Deus), o que se conhecerá como a sua «vida pública». A boa notícia do Reino não se pode improvisar. O plano amoroso de Deus para a humanidade há de ser proclamado com toda a sua força transformadora.
Imediatamente depois do período de deserto, Jesus começa a anunciar a iminência da chegada do Reino de Deus. Há que estar preparados! A aceitação da mensagem de Jesus exige uma mudança de vida. É necessário modificar os nossos esquemas, acreditar na boa notícia que Jesus proclama, empenharmo-nos em tornar presente, no nosso mundo, os valores do Reino de Deus.

© Javier Velasco-Arias
© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2015
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Viver o domingo primeiro da Quaresma (Ano B), no Laboratório da fé, 2015



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 21.2.15 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários