PREPARAR O DOMINGO VIGÉSIMO TERCEIRO


Tanto a primeira leitura, do profeta Ezequiel, como o evangelho do vigésimo terceiro domingo (Ano A) assinalam a responsabilidade do crente perante o pecado do irmão ou irmã, face à sua debilidade. A fidelidade à Palavra de Deus, ao Evangelho de Jesus, exige uma preocupação especial pelo próximo. Paulo, na Carta aos Romanos (segunda leitura), afirma que o amor é a única dívida que temos para com os outros, já que é amando que se cumprem todos os mandamentos.
O texto do evangelho pertence ao chamado «discurso eclesial», no qual se sublinha as exigências do perdão e do amor na comunidade cristã. O importante é que o irmão ou a irmã não se perca, embora tenha sido infiel, mesmo que com gravidade. O processo é de uma delicadeza requintada, primeiro exortando-o/a em privado, em segredo; não criticando nem pública nem sequer interiormente. O resto do processo procura ajudá-lo/a,  não condená-lo/a. Contudo, nem sempre é possível: o outro, a outra, são seres livres e temos de respeitar a sua liberdade, mesmo quando está equivocado/a.
Todavia, não posso ficar tranquilo/a se o irmão ou a irmã se perde. Respeitarei sempre a sua liberdade, mas unir-me-ei em oração comunitária pelo irmão ou pela irmã, para que Deus «toque» o seu coração e ele ou ela tenha consciência do seu erro. O amor é a medida das relações comunitárias.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Rezar o domingo vigésimo terceiro (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 4.9.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários