PREPARAR O DOMINGO VIGÉSIMO QUINTO


Uma leitura superficial do evangelho proposto para o vigésimo quinto domingo (Ano A) pode-nos fazer pensar que o proprietário da vinha, na parábola de Jesus, é alguém que está a praticar uma injustiça em relação aos trabalhadores que se esforçam o dia inteiro face aos que só trabalham uma hora. Mas isso é quando se faz uma leitura descontextualizada e pueril. Jesus não está a falar de trabalho e de salários. Está a utilizar uma imagem habitual entre os seus interlocutores imediatos, agricultores da Galileia, para expressar uma realidade muito mais profunda: como Deus age com os seres humanos, connosco, como dispensa a sua generosidade.
Deus deseja ardentemente que nos aproximemos da sua Palavra, a «boa notícia» do Reino, do seu amor incondicional, que nos sintamos povo de Deus (a vinha é símbolo de Israel), sendo que, para Ele, o quando não tem grande importância; o tempo é algo relativo. O «pagamento» que nos tem reservado é sempre o mesmo para todas e para todos: o amor infinito, a felicidade plena, simbolizados no «denário», que era o valor que habitualmente se cobrava por um dia de trabalho e que se recebia com grande alegria depois da dureza da jornada.
Mas sobressai ainda mais uma ideia: a preferência pelos últimos, estes serão os primeiros no reino de Deus. Os critérios de prioridade de Jesus pouco ou nada têm que ver com os cânones deste mundo, onde prevalecem os ricos e poderosos.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Preparar o domingo vigésimo quinto (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 18.9.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários