PREPARAR O DOMINGO VIGÉSIMO SEXTO


Continuamos com o tema da vinha, já presente no domingo anterior, símbolo do povo de Deus. Hoje, é um pai que envia os seus dois filhos, primeiro um e depois o outro, para trabalhar na sua vinha.
A narração fixa a atenção nos dois filhos como duas formas opostas de responder à chamada de Deus. Curiosamente, o primeiro descendente (o primogénito) representa os judeus «fiéis», incluindo os representantes religiosos da época (príncipes dos sacerdotes e anciãos) que com a boca dizem que «sim», mas na hora da verdade traduz-se em «não».
O segundo filho — segundo as palavras de Jesus — está relacionado com os «publicanos e as mulheres de má vida», aqueles e aquelas que, com o seu estilo de vida, parece que dizem «não», mas acaba num «sim», porque sabem acolher o perdão e o amor gratuitos de Deus, que lhes é oferecido por Jesus.
Os excluídos pela sociedade e pela religião estarão à frente dos aparentemente justos e religiosos no reino de Deus — afirma Jesus. A mensagem de Jesus não é excludente, não troca uns excluídos por outros. Ao contrário, é inclusiva. Jesus ensina que Deus ama a todas e a todos como um Pai amoroso e convida a todos os que o escutam a unir-se a este amor que não conhece aceção de pessoas e que, em muitas ocasiões, proporciona surpresas: o «sim» de quem menos pensávamos.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Preparar o domingo vigésimo sexto (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 27.9.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários