PREPARAR O DOMINGO VIGÉSIMO


O evangelho proposto para o vigésimo domingo (Ano A) fala-nos da fé de uma mulher estrangeira. Habitualmente, os «modelos» de fé eram homem judeus piedosos. Jesus não está atado a condicionalismos sociais, mas mostra como o dom mais precioso que é a fé se faz presenta numa mulher que até é estrangeira e, portanto, chamada e considerada uma «cachorrinha» pelos seus concidadãos (os judeus chamavam com desprezo «cães» aos estrangeiros e Jesus aproveitará esta circunstância para demonstrar o erro grave desse critério).
A oração desta  mulher converte-se em súplica, em grito insistente — «ela vem a gritar atrás de nós» —, em confiança plena em Jesus, em fé simples. Jesus não outro remédio senão louvar publicamente a fé desta mulher: «Mulher, é grande a tua fé»; e escutar o seu rogo, o seu pedido. A fé pode tudo e não conhece diferenças de género, raça ou cultura.
Esta mulher é apresentada pelo evangelista como modelo de crente, de discípula, de oração confiante e insistente. Que fácil é pôr etiquetas às pessoas, sobretudo a quem é diferente de nós. Podemo-nos encontrar com autênticas surpresas, como no evangelho.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Preparar o domingo vigésimo (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 16.8.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários