PREPARAR O DOMINGO DÉCIMO NONO


Depois do episódio da multiplicação dos pães e dos peixes, o evangelista situa Jesus — depois de despedir a multidão — a passar a noite, sozinho, em oração. Para Jesus, a oração é uma necessidade vital; todo o seu agir nasce da sua íntima relação com o Pai. Não é que esteja sempre a rezar, mas precisa frequentemente da oração para agir, para atuar, para colocar-se ao serviço dos outros.
A cena seguinte fala-nos do medo como atitude contrária à fé. Quem tem fé confia. O contrário é o medo, a falta de confiança, a desesperança. Quantos medos externos e/ou internos nos paralisam, nos criam dificuldades, nos impossibilitam de viver e de partilhar a alegria da «boa notícia» de Jesus. Medo das mudanças, medo do que os outros pensam, medo das dificuldades, medo da sociedade, do mundo, medo de um ambiente hostil, medo do futuro, medo da liberdade (a própria e a dos outros). Jesus oferece-nos a sua mão, anima-nos: «Não temais».
A mulher e o homem de fé confiam em Jesus, sabem que a Igreja, a sociedade, o mundo, a humanidade estão nas mãos de Deus e não podem estar em melhores mãos. Confiam que é o Espírito Santo quem dirige a história e que esta só pode seguir em frente, para o seu destino definitivo. E fazem-no com uma atitude profunda de oração, uma oração que compromete todo o seu ser.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Preparar o domingo décimo nono (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 8.8.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários