PREPARAR A SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE MARIA


No dia 15 de agosto, celebramos que Maria subiu ao céu e daí intercede por todos e cada um e cada uma de nós. A primeira carta de Paulo aos cristãos de Corinto (segunda leitura) recorda-nos que Cristo ressuscitou, que é a primícia, o primeiro que como humano já desfruta de uma vida que não tem fim, onde a morte é aniquilada. Maria — proclama a liturgia — já goza desta realidade e, nela, continua a preocupar-se e a ocupar-se de todos os seus filhos e filhas, de cada ser humano.
O evangelho apresenta-nos Maria a visitar a sua parente Isabel, fazendo uma longa viagem para por-se ao seu serviço. Tinha sabido pelo anúncio do anjo que está grávida de seis meses e corre para a felicitar, alegrar-se com ela, mas, sobretudo, para a ajudar, atender às suas necessidades. Maria é uma mulher serviçal, atenta às necessidades alheias, cujo papel continua a exercer, de uma maneira amorosa.
Ela «canta», «proclama» as grandezas de Deus, um Deus que está do lado dos humildes, dos famintos, dos pobres. Um Deus amor: amor misericordioso, amor fiel. Por isso, celebramos que a partir do céu continua atenta às nossas necessidades e mostra-nos um Deus que rompe com muitos esquemas do mundo, até com muitos modelos religiosos: um Deus íntimo.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Solenidade, 15 de agosto



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 14.8.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários