PREPARAR O DOMINGO VIGÉSIMO PRIMEIRO


Jesus pergunta aos seus discípulos sobre as pessoas pensam dele. Curiosamente, as respostas recolhidas no evangelho são todas positivas, insuficientes, mas positivas. Sabemos, por outras passagens, que nem todos tinham uma visão tão otimista da pessoa e da mensagem de Jesus, senão não teria morrido na cruz. Contudo, concentramo-nos nas respostas apresentadas no evangelho proposto para o vigésimo primeiro domingo (Ano A: Mateus 16, 13-20). Jesus é visto como um pregador dos últimos tempos (João Batista) ou como  um profeta que proclama a Palavra de Deus em tempos difíceis (Elias, Jeremias, etc.). Ora, Jesus é sim um profeta, é também um homem extraordinário, mas é muito mais.
A resposta que o narrador coloca na boca de Pedro esclarece o sentido profundo da identidade de Jesus: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus é a resposta às expectativas do povo de Deus, é o Messias; mas ultrapassa-as, é «o Filho de Deus vivo». Jesus é a resposta de Deus à procura de sentido de toda da Humanidade, é a revelação do amor de Deus a cada ser humano, é Deus que quer ficar connosco, que decide partilhar a nossa vulnerável condição.
Nunca deveremos desprezar as diversas respostas que, também no nosso tempo, dão os nossos contemporâneos sobre a identidade de Jesus, mesmo que sejam limitadas. Essas aproximações devem-nos animar a pregar, a manifestar com a nossa vida que têm razão, que Jesus é alguém excecional, um autêntico transformador social, mas também é muito mais: é a resposta de Deus à Humanidade.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Preparar o domingo vigésimo primeiro (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 19.8.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários