PREPARAR O DOMINGO VIGÉSIMO SEGUNDO


Embora a resposta de Pedro sobre a identidade de Jesus seja correta (evangelho de domingo passado), a sua compreensão da mesma deixa muito a desejar. Jesus anuncia-lhes o final violento da sua vida, que há de padecer e que morrerá executado, embora também lhes antecipe a sua ressurreição; é a consequência previsível da sua vida e pregação. Mas Pedro, que não está disposto a aceita essa realidade, procura apartar Jesus desse destino. Não entende que esse final está indissoluvelmente unido à maneira de ser de Jesus, ao seu messianismo, que pouco antes tinha proclamado, ao seu estilo de vida. Procurar seguranças, tranquilidade, não complicar a vida, não «molestar» os poderosos, deixar de pregar a «boa nova» do Reino, renunciar a proclamar o amor de Deus aos pobres, doentes, pecadores, prostitutas e gente de má vida, significaria abandonar tudo aquilo que dá sentido à sua vida, mesmo que isso signifique morrer violentamente. Jesus está convencido, a experiência ensina-o, que esta forma de viver significa essa forma de morrer, mas Deus Pai está do seu lado, essa é a sua esperança e convicção.
Nós somos mais do estilo de Pedro. Gostamos da vida fácil e tranquila; e quando o evangelho de Jesus nos interpela, nos complica a existência, aparecem as crises. Falta-nos estar convencidos de que o estilo de Jesus vale a pena, que a vida tem sentido quando se gasta e se desgasta a viver a radicalidade do Evangelho.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Preparar o domingo vigésimo segundo (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 27.8.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários