PREPARAR O DOMINGO DÉCIMO QUINTO


O evangelho do décimo quinto domingo (Ano A) fala-nos, através de uma parábola contada por Jesus, do acolhimento da Palavra de Deus, de como essa palavra frutifica de acordo com a atitude de cada um e a receção dela no mais íntimo de cada pessoa.
As atitudes perante o anúncio da mensagem de Jesus são diversas e não muito diferentes das atuais. Os que escutam a Palavra e não entendem nem querem entender têm outras preocupações, têm o coração noutras coisas: «é interessante a mensagem de Jesus, mas eu, agora, não tenho tempo para me dedicar a essas coisas, não quero complicar a vida». Também há o que a recebe com alegria, mas «não tem raízes», não tem consistência nas suas decisões, falta-lhe critério, desiste diante de qualquer dificuldade, falta-lhe amor. Juntamente com estes dois, uma terceira postura negativa: a daquele que antes do amor a Deus e aos outros põe a sua situação ou os anseios de riquezas, de poder; atitude que asfixia, afoga a boa notícia de Jesus.
Mas outro mundo é possível; a «boa terra» existe. A Palavra de Deus pode frutificar e frutifica, em alguns casos inclusive em cem por um, embora humanamente possa parecer impossível.
Temos de «absorver» a Palavra de Deus, para que dê fruto, para que mude a nossa vida e a situação à nossa volta, segundo o plano amoroso de Deus.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Preparar o domingo décimo quinto (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 10.7.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários