PREPARAR O DOMINGO DÉCIMO SEXTO


Continuamos com as parábolas do capítulo 13 do evangelho de Mateus. Nas parábolas do décimo sexto domingo (Ano A), duas delas continuam com o tema da semente e a terceira fala de uma mulher que amassa farinha com fermento. Jesus é um grande pedagogo, os seus ensinamentos dirigem-se às mulheres e aos homens e, por isso, utiliza exemplos nas suas parábolas com os quais os seus interlocutores se possam sentir identificados.
As três começam com a mesma frase: «O reino dos Céus pode comparar-se...». Jesus quer-nos falar de como é este Reino que já começou aqui, mas que alcançará a sua plenitude no futuro.
Propõe-nos não fazer juízos precipitados sobre os membros da comunidade ou da sociedade em geral, de não cair na tentação de condenar tão alegremente como o fazemos com frequência: «Não suceda que, ao arrancardes o joio, arranqueis também o trigo. Deixai-os crescer ambos até à ceifa». Esse reino dos Céus também «pode comparar-se ao grão de mostarda», primeiro muito pequeno, mas depois converte-se num grande arbusto (não uma grande árvore como eram os cedros do Líbano), onde «as aves do céu vêm abrigar-se nos seus ramos», onde todos e todas podem abrigar-se, sentir-se protegidos. Mas, ao mesmo tempo, pode comparar-se ao fermento que uma mulher mistura com três medidas de farinha (uma quantidade exagerada, equivalente a 40 quilos); a boa notícia do Reino, embora pareça quase invisível ou insignificante é capaz de transformar o mundo, a sociedade, o coração das pessoas.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Preparar o domingo décimo sexto (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 18.7.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários