PREPARAR O DOMINGO DÉCIMO QUARTO

6 DE JULHO DE 2014


Evangelho segundo Mateus 11, 25-30

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».



O cansaço do desamor


O Coração de Jesus é o lugar do nosso repouso, sossego para as nossas angústias e consolo nos momentos mais duros. Este descanso não nos paralisa, antes dinamiza a nossa entrega. Não é descanso do que foge às responsabilidades e trabalhos. É descanso para centrar a vida e sentir as mãos que nos acolhem. A situação mais grave que podemos atravessar é a de renunciar a amar por cansaço. Cansados de sermos feridos, de críticas amargas, de diferenças irreconciliáveis, talvez pensemos que o jugo é uma carga demasiado pesada para nós. 
O combate da fé leva-nos a amar sem descanso, procurando descobrir os mistérios do Reino revelados aos simples. Tratemos de carregar o jugo com humildade, para acolher os companheiro do caminho como amigos, sem pensar que somos sábios e inteligentes, confiando que o Espírito está presente antes de nós chegarmos.

© Kamiano
© desenho de Patxi Velasco Fano — texto de Fernando Cordero
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar o domingo décimo quarto (Ano A), no Laboratório da fé, 2014

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 2.7.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários