PREPARAR O DOMINGO DÉCIMO QUARTO


O Deus de Jesus é o Deus dos simples e não dos «sábios e inteligentes». Não quer dizer que Deus Pai não ame todos os seus filhos e filhas, mas tem uma predileção especial pelos pequenos, os necessitados, os pobres... E não suporta os prepotentes, os poderosos, os que pensam que sabem tudo e têm respostas para tudo. Ora, isto é um motivo para dar graças, tal como o faz Jesus. Só os primeiros estão na disposição de reconhecer a revelação do Pai trazida por Jesus, só a eles o quer revelar.
O seguimento de Jesus, ser seu discípulo/a supõe uma atitude de humildade, de simplicidade, também de indigência de meios. O que aparentemente possam parecer carências, na realidade, bem entendido, significa colocar-se nas mãos de Deus, confiar n'Ele. Não é uma negação do progresso necessário, mas confiar mais na providência divina e não desesperar quando não se consegue. Mais ainda, perceber como um dom de Deus a simplicidade e a pobreza de recursos.
Na mesma linha de simplicidade está a seguinte afirmação de Jesus, no evangelho do décimo quarto domingo: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei». Nele encontramos o bálsamo que alivia, o descanso para os nossos cansaços, angústias, dificuldades...

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Preparar o domingo décimo quarto (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 2.7.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários