PREPARAR O DOMINGO DÉCIMO SÉTIMO


Na «eucaristia dominical» do décimo sétimo domingo (Ano A) continuamos a escutar as parábolas de Jesus, que o evangelista Mateus concentra no capítulo treze do seu evangelho.
Destaco duas das três oferecidas pela liturgia: a do tesouro escondido e a da pérola de grande valor. Tal como as anteriores, começam com a expressão: «O reino dos Céus é semelhante...». É fácil imaginar a atenção dos que escutavam Jesus quando conta que alguém que trabalha no campo do outro — como a maioria deles — encontra de forma fortuita um tesouro; que afortunado! — pensariam todos — quem poderia estar nesse lugar? Seguramente, a generalidade faria algo parecido ao que fez o personagem da narração: «foi vender tudo quanto possuía e comprou aquele campo». Venderiam, sem pensar duas vezes, os seus escassos bens, para conseguir o campo onde está o tesouro que acabará com todas as suas «dores de cabeça». De forma similar ocorre com o comerciante de pérolas preciosas — ofício que lhes menos comum, mas conhecido pela maioria — que ao encontrar uma pérola de grande valor, preciosa, também vende tudo para conseguir algo tão perfeito, tão excelente.
Não podemos perder de vista o início destas parábolas: o tesouro escondido e a pérola de grande valor são comparações com o reino dos Céus, o reino de Deus. Este reino proclamado por Jesus é a grande oportunidade para todos: não é algo alienante; é capaz de saciar todas as nossas expectativas.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Preparar o domingo décimo sétimo (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 26.7.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários