REZAR O DOMINGO DÉCIMO QUARTO

6 DE JULHO DE 2014


Evangelho segundo Mateus 11, 25-30

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».



Segunda, 30: O PAI

...



Terça, 1: O FILHO

....



Quarta, 2: SÁBIOS E INTELIGENTES

Hoje, o mundo valoriza certas formas de sucesso (escolar e profissional), às vezes à custa de muita superficialidade. Sucesso e superficialidade são maus conselheiros, sobretudo quando levam as pessoas inteligentes a pensar que são infalíveis! Jesus Cristo, por sua vez, convida-nos a colocar os nossos talentos ao serviço do bem comum. É por isso que podemos dizer sem receio: Toma, Senhor, e recebe toda a minha liberdade, a minha memória, o meu entendimento e toda a minha vontade... Acolhendo assim em mim aquele que reza.



Quinta, 3: TODOS

Hoje, procuramos ter consciência da nossa fé nos contextos mais variados, mesmo contra ventos e marés... Encontramos muita incredulidade e ditos espíritos científicos que não acreditam naquilo que não são capazes de verificar! Tomé, que hoje celebramos, faz parte daquelas pessoas que nos atraem pelo que se parecem connosco: incrédulos e crentes. É ainda ele, Tomé, que perante a evidência de Cristo Ressuscitado deixa escapar este grito do coração: «Meu Senhor e Meu Deus!»... Com ele, como ele, deixemos brilhar em nós aquele que reza.



Sexta, 4: JUGO

Hoje, na proximidade de um fim de semana de repouso, tenhamos o tempo necessário para depor tudo o que foi pesado, penoso, ao longo desta semana... Recordemos o se passou para ver diante de Deus o que nos pesa (jugo): «Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova e dá firmeza ao meu espírito» (Salmo 50). Tenhamos também tempo para reler o evangelho do próximo domingo para me sentir reconfortado/a: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas». Sinto a medida e o peso destas palavras, acolhendo em mim aquele que reza.



Sábado, 5: DESCANSO

Hoje, aproveitemos o dia de descanso para refletir sobre o lugar que os divertimentos, os tempos livres e os momentos de relaxamento ocupam na nossa vida quotidiana. Depois de identificar o que nos pesava, procuremos perceber o que nos alivia, o que torna a vida mais fácil, o que nos faz felizes. Nós bem sabemos que a felicidade não é da ordem das coisas ou dos bens, mas da relação. O nosso segredo de crentes tem qualquer coisa a ver com isso. Entremos neste fim de semana como num tempo necessário e oportuno para encontrar descanso e paz, acolhendo em nós aquele que reza.



Domingo, 6: JESUS CRISTO, MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO

Hoje, escutamos Jesus Cristo dizer: «sou manso e humilde de coração». O silêncio de Deus durante a Paixão reenvia-nos sempre para estas palavras. Elas podem ajudar-nos a encontrar, em todas as circunstâncias, o nosso próprio caminho de liberdade interior e de paz, para além de todas as desgraças, tristezas, angústias e sofrimentos. Acolhamos a Palavra de Deus: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve». Deixemo-nos tocar por este convite de Cristo e coloquemo-nos em marcha pelo caminho da oração.



© www.versdimanche.com
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014

Rezar o domingo décimo quarto (Ano A), no Laboratório da fé, 2014

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 30.6.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários