PREPARAR O DOMINGO OITAVO DE PÁSCOA — PENTECOSTES

8 DE JUNHO DE 2014


Evangelho segundo João 20, 19-23

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».



Por todo o mundo


O Senhor Ressuscitado faz com que não tenhamos medo e que vivamos com alegria o nosso ser cristãos, suas testemunhas por todo o mundo. «Recebei o Espírito Santo». Recebei o Espírito para voar, para sonhar, para transformar, para colorir a vida e ensinar a olhar com os olhos do Ressuscitado.
Uma Igreja alegre, animada pelo ar do Espírito, que nos empurra, que nos leva daqui para ali, não nos deixa estáticos, mas num contínuo dinamismo. Uma Igreja que é a família dos que partilham a fé no Ressuscitado.
Uma Igreja que não se fixa nos critérios do mundo, da terra, mas que é Igreja que se «eleva» sobre os interesses e as limitações humanas. Ao mesmo tempo, é uma Igreja incarnada e solidária com os que mais sofrem, mas levada pelas asas do Espírito. Uma Igreja no Norte e no Sul, no campo e na cidade, que não fica parada perante os que pedem auxílio afogados pelas diferenças e pelas injustiças, seguindo o exemplo daquele que foi trespassado pelo amor e nos continua a enviar a tantos trespassados da nossa terra.
Envia-nos o teu Espírito, para não nos esquecermos dos pobres e dos humildes, daqueles que levam no seu coração o selo do teu amor.

© Kamiano
© desenho de Patxi Velasco Fano — texto de Fernando Cordero
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Preparar o domingo oitavo de Páscoa - Pentecostes (Ano A), no Laboratório da fé, 2014


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 7.6.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários