PREPARAR O DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

15 DE JUNHO DE 2014


Êxodo 34, 4b-6.8-9

Naqueles dias, Moisés levantou-se muito cedo e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe ordenara, levando nas mãos as tábuas de pedra. O Senhor desceu na nuvem, ficou junto de Moisés, que invocou o nome do Senhor. O Senhor passou diante de Moisés e proclamou: «O Senhor, o Senhor é um Deus clemente e compassivo, sem pressa para Se indignar e cheio de misericórdia e fidelidade». Moisés caiu de joelhos e prostrou-se em adoração. Depois disse: «Se encontrei, Senhor, aceitação a vossos olhos, digne-Se o Senhor caminhar no meio de nós. É certo que se trata de um povo de dura cerviz, mas Vós perdoareis os nossos pecados e iniquidades e fareis de nós a vossa herança».



O Senhor, o Senhor é um Deus clemente e compassivo


A Bíblia e o mistério de Deus são fonte de alegria e de salvação quando entram na corrente viva da vida. A revelação do mistério de Deus — Trindade de amor das pessoas divinas — não pode ser uma realidade reservada a uns especialistas que a estudam e aprofundam, mas tem de fazer parte da vida das comunidades cristãs como uma realidade cheia de força vital.
No livro do Êxodo (que contém a grande epopeia da libertação, obra de Deus que comunica com o seu povo através do mediador Moisés), vemos que o povo libertado recusa o Senhor e ergue um bezerro de ouro. Parece que a liberdade tem um preço demasiado caro. Contudo, o Senhor perante este episódio crítico em que foi recusado por aqueles que tinha salvo, revela-se em dois aspetos da sua maneira de ser: o perdão e a justiça.
O primado é sempre do perdão. A lógica racional da Lei de Talião é superada por outro tipo de lógica divina: o nosso Deus é aquele que é «fiel no amor». Noutros versículos omitidos no texto proposto para a primeira leitura do domingo da Santíssima Trindade podemos ler que «o Senhor é clemente até à milésima geração» (cf. Êxodo 34, 7), ao passo que a sua ira dura apenas «até à terceira ou quarta geração». O perdão de Deus liberta e recria as pessoas como «herança» do Senhor.

© Joan Ferrer, Misa dominical
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar o domingo da Santíssima Trindade (Ano A), no Laboratório da fé, 2014

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 13.6.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários