ANO CRISTÃO


A Editora Paulus traduziu e publicou (em 2010) uma obra italiana com comentários aos textos bíblicos proclamados nas celebrações eucarísticas. No volume dedicado às primeiras semanas do Tempo Comum («Leccionário Comentado. Regenerados pela Palavra de Deus. Volume 1: Tempo Comum. Semanas I-XVII» — organização de Giuseppe Casarin) faz uma breve apresentação das primeiras semanas do «Tempo Comum» e dos textos bíblicos propostos na Liturgia. A coleção está estruturada à maneira da «lectio divina», acompanhando progressivamente todo o ano litúrgico nos seus tempos fortes, nas suas festas mas também nos dias feriais, todas as vezes que a comunidade cristã é convocada para celebrar a Cristo presente na Palavra e no Pão eucarístico.

O Livro de Amós, do qual leremos nesta semana [décima terceira semana] seis textos (primeira leitura, anos pares), constitui uma compilação de oráculos do mais antigo profeta «escritor», um dos doze profetas menores do cânone bíblico.
Tendo vivido no século VIII antes de Cristo, Amós exerceu o ministério profético no próspero e populoso reino do Norte, separado política e religiosamente de Jerusalém dois séculos antes, e governado até perto de 760 antes de Cristo pelo rei Jeroboão II. Amós, simples vaqueiro e incisor de sicómoros (cortavam-se os sicómoros para lhes extrair o suco amargo e amarelo e os tornar assim comestíveis para o gado), denuncia violentamente o grande pecado de Israel: a injustiça social, que desfigura a relação com o homem, tão grave como o pecado de idolatria, que desfigura a relação com Deus.
O Livro de Amós começa com uma série de sete oráculos «contra as nações» (1, 3 – 2, 5), culminando com um oitavo oráculo contra Israel (2, 6-15). Seguem-se outros oráculos (3, 1 – 6, 14) e visões (7, 1 – 9, 10). O tom do livro, muito sombrio, só ganha luz no final com uma promessa de salvação e de restauração para a casa de David (9, 11-15).

© Anna Maria Giorgi | Editora Paulus
© Adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do editor



  • Ano Litúrgico: ano cristão — textos publicados no Laboratório da fé > > >



Laboratório da fé celebrada, 2014
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 30.6.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários