PREPARAR O DOMINGO QUARTO DE PÁSCOA


Jesus não é um pastor de «borregos» sem capacidade de pensar e que seguem alguém de forma mecânica: «Aonde vai Vicente? Aonde vai toda a gente». Jesus é o bom pastor que conhece e respeita cada um das ovelhas do seu rebanho; conhece-as pessoalmente e por isso chama «chama cada uma delas pelo seu nome». Estas ovelhas seguem Jesus de uma forma consciente e livre, de maneira que «não conhecem a voz dos estranhos».
Mais ainda: Ele é a «porta», onde as ovelhas encontrarão a salvação, a resposta a todos os seus anseios e esperanças. E poderão entrar e sair, sem serem condicionadas ou manipuladas por nada nem ninguém; mas aí encontrarão «pastagem» para se saciarem. Até porque Jesus quer que «tenham vida e a tenham em abundância».
A comparação é fácil de entender, de aplicar. A narração do evangelho pretende dizer como Jesus mostra o caminho da fé, o qual todos e todas somos convidados a percorrer, um caminho de liberdade, onde a pessoa se sente valorizada por si mesma, pelo que é, reconhecida individual, pessoalmente, onde encontra a plenitude das suas aspirações mais profundas. Todavia, há outras «ofertas», porventura tentadoras, mas que não dão vida, conduzem ao fracasso, não enchem o coração humano. A escolha está nas minhas mãos!

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar o domingo quarto de Páscoa (Ano A), Laboratório da fé, 2014


La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 9.5.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários