PREPARAR O DOMINGO SÉTIMO DE PÁSCOA — ASCENSÃO


No sétimo domingo de Páscoa, celebramos a «Ascensão do Senhor», o dia em que Jesus Cristo, depois de ressuscitar, ascende ao céu e se senta à direita do Pai (segunda leitura). Mas os discípulos não ficaram sozinhos, não permanecerão órfãos, serão «batizados no Espírito Santo» (primeira leitura), que lhes dará forças para pregar a «Boa Notícia» do Reino «até aos confins da terra». Mais ainda: o próprio Jesus promete-lhes que jamais os abandonará, que estará com eles «todos os dias, até ao fim dos tempos» (evangelho).
Esta festa recorda-nos que a missão iniciada por Jesus há de ser continuada pela comunidade eclesial, cada um dos seus discípulos e discípulas tem de se sentir implicado. A tarefa é enorme. Outro mundo é possível, onde cada ser humano seja respeitado pelo que é e não pelo que tem; onde todas as mulheres e todos os homens considerem o próximo como irmã ou irmão, filhos de um único Pai. A tarefa da evangelização não está concluída: ainda há muito trabalho por realizar.
É verdade que nem sempre estamos dispostos a agir, preferimos ficar «a olhar para o Céu», mas sabemos que Ele nunca nos falhará e ajudar-nos-á a sair da nossa apatia ou falta de esperança: ficou connosco... para sempre.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Preparar o domingo sétimo de Páscoa - Ascensão (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 29.5.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários