FELIZ DAQUELA QUE ACREDITOU


Da Carta Encíclica do papa Francisco sobre a fé («Lumen Fidei»), 58: «Na parábola do semeador, São Lucas refere estas palavras com que o Senhor explica o significado da ‘terra boa’: ‘São aqueles que, tendo ouvido a palavra com um coração bom e virtuoso, conservam-na e dão fruto com a sua perseverança’ (Lucas 8, 15). No contexto do Evangelho de Lucas, a menção do coração bom e virtuoso, em referência à Palavra ouvida e conservada, pode constituir um retrato implícito da fé da Virgem Maria; o próprio evangelista fala-nos da memória de Maria, dizendo que conservava no coração tudo aquilo que ouvia e via, de modo que a Palavra produzisse fruto na sua vida. A Mãe do Senhor é ícone perfeito da fé, como dirá Santa Isabel: ‘Feliz de ti que acreditaste’ (Lucas 1, 45).

Mistérios


  • PRIMEIRO MISTÉRIO
Maria guia-nos sempre para Jesus Cristo. «É a nossa Mãe, Maria, Aquela que com mão firme nos guia rumo ao seu Filho Jesus. Maria guia-nos sempre para Jesus. O acontecimento da visita de Maria a Isabel indica como Maria enfrenta o caminho da sua vida com grande realismo, humanidade e consistência. Três palavras resumem a atitude de Maria: escuta, decisão e ação. Palavras que indicam um caminho também para nós diante daquilo que o Senhor nos pede na vida. Escuta, decisão e ação» (Francisco, Conclusão do Mês de Maria, 31 de maio de 2013).

  • SEGUNDO MISTÉRIO
Escuta. «De onde nasce o gesto de Maria, de ir visitar a sua parente Isabel? De uma palavra do Anjo de Deus: ‘Também Isabel, tua parente, concebeu um filho na sua velhice...» (Lucas 1, 36). Maria sabe ouvir a Deus. Atenção: não se trata de um simples ‘escutar’, um ouvir superficial, mas é uma ‘escuta’ feita de atenção, de acolhimento e de disponibilidade a Deus. Não é o modo distraído com que às vezes nos pomos diante do Senhor ou perante os outros: escutamos as palavras, mas não ouvimos verdadeiramente. Maria está atenta a Deus, ouve Deus (Francisco, Conclusão do Mês de Maria, 31 de maio de 2013).

  • TERCEIRO MISTÉRIO
Decisão. «Maria não vive ‘apressada’, ansiosamente, mas, como são Lucas ressalta, ‘ponderava tudo no seu coração’ (cf. Lucas 2, 19.51). E também no momento decisivo da Anunciação do Anjo, Ela pergunta: ‘Come acontecerá isto?’ (Lucas 1, 34). Mas não se detém nem sequer no momento da reflexão; dá um passo em frente: decide. Não vive apressadamente, mas só quando é necessário ‘vai à pressa’ (Francisco, Conclusão do Mês de Maria, 31 de maio de 2013).

  • QUARTO MISTÉRIO
Ação. «Maria pôs-se a caminho ‘apressadamente…’ (cf. Lucas 1, 39). Apesar das dificuldades, das críticas que terá recebido devido à sua decisão de partir, não se detém diante de nada. E assim vai ‘depressa’. Na oração diante de Deus que fala, ponderando e meditando sobre os acontecimentos da sua vida, Maria não tem pressa, não se deixa levar pelo momento, não se deixa arrastar pelos eventos. Mas quando compreende claramente o que Deus lhe pede, o que deve levar a cabo, não hesita, não se atrasa, mas vai ‘depressa’. Santo Ambrósio comenta: ‘A graça do Espírito Santo não permite demoras’ (Francisco, Conclusão do Mês de Maria, 31 de maio de 2013).

  • QUINTO MISTÉRIO
Maria, Mulher da escuta, da decisão e da ação. «Maria, Mulher da escuta, abre os nossos ouvidos; faz com que saibamos ouvir a Palavra do teu Filho Jesus, no meio das mil palavras deste mundo. […] Maria, Mulher da decisão, ilumina a nossa mente e o nosso coração, a fim de que saibamos obedecer à Palavra do teu Filho Jesus, sem hesitações […]. Maria, Mulher da ação, faz com que as nossas mãos e os nossos pés se movam ‘apressadamente’ rumo aos outros, para levar a caridade e o amor do teu Filho Jesus, para levar ao mundo, como tu, a luz do Evangelho (Francisco, Conclusão do Mês de Maria, 31 de maio de 2013).

© Laboratório da fé, 2014

Maio 2014 — Mês de Maria: Feliz daquela que acreditou | 2 — pdf

  • ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS > > >
  • TEMA GERAL PARA O MÊS DE MARIA 2014 > > >

Feliz daquela que acreditou
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 2.5.14 | Sem comentários
Categorias: , ,
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários