FELIZ DAQUELA QUE ACREDITOU


Da Exortação Apostólica do papa Paulo VI para a reta ordenação e desenvolvimento do culto à bem-aventurada Virgem Maria («Marialis Cultus»), 26: «A intervenção santificadora do Espírito no caso da Virgem de Nazaré foi um momento culminante da sua ação na história de Salvação. Assim, por exemplo, alguns Santos Padres e escritores eclesiásticos atribuíram à obra do Espírito a santidade original de Maria […]. E, refletindo, depois, sobre os textos evangélicos […] descobriram na intervenção do Espírito uma ação que consagrou e tornou fecunda a virgindade de Maria e a transformou em Palácio do Rei ou Tálamo do Verbo, em Templo ou Tabernáculo do Senhor e em Arca da Aliança ou da Santificação títulos ricos de ressonâncias bíblicas. E, ao aprofundarem mais o mistério da Encarnação, viram na misteriosa relação Espírito Santo - Maria um aspeto esponsal […] e chamaram-lhe Santuário do Espírito Santo, expressão que frisa bem o caráter sagrado da Virgem Maria, que se torna habitação permanente do mesmo Espírito de Deus. Depois, penetrando mais na doutrina do Paráclito, perceberam que d'Ele, como de uma fonte, brotou a plenitude de graça e a abundância dos dons que a exornavam».

Mistérios


  • PRIMEIRO MISTÉRIO
Semana da Vida. «Sem interesses neste mundo, Jesus não teve apoiantes na praça nem entre os notáveis, e foi condenado. A dignidade da pessoa aparece hoje na dependência do agrado público, da ambição política, do interesse económico, da cegueira dos egoísmos… Rezemos pelas vítimas de uma sociedade injusta, pelas famílias que são privadas dos seus direitos, pelos jovens esposos que uma mentalidade adversa e a falta de apoio desencorajam na sua vocação a uma fecundidade generosa, pelos responsáveis políticos para que implementem as políticas familiares mais adequadas» (Guião para a Semana da Vida, 2014).

  • SEGUNDO MISTÉRIO
Maria, Arca da Aliança. «O nosso olhar detém-se na Virgem Santa, admirável Arca da Aliança, que traz ao mundo Jesus Cristo, Aliança nova e eterna entre Deus e a humanidade. Ela apresenta-se ao olhar dos crentes como admirável ostensório do Corpo de Cristo, por Ela concebido por obra do Espírito Santo» (João Paulo II, Conclusão do Mês de Maria, 28 de maio de 1997).

  • TERCEIRO MISTÉRIO
Da Encarnação ao Mistério Pascal. «O pensamento dirige-se ao momento da Encarnação, quando o Verbo, ao vir ao mundo, oferece ao Pai a própria humanidade, recebida de Maria: ‘Não quiseste sacrifício nem oblação, mas preparaste-Me um corpo... Então Eu disse: Eis que venho... para fazer, ó Deus, a Tua vontade’ (Hebreus 10, 5-7). A oblação de Cristo na Encarnação encontrará o seu coroamento no Mistério pascal, do qual a Eucaristia é memorial perene» (João Paulo II, Conclusão do Mês de Maria, 28 de maio de 1997).

  • QUARTO MISTÉRIO
Maria viveu em comunhão com Jesus Cristo. «Ao ato de doação do Filho, Maria se conforma em total sintonia de mente e de coração, do ‘sim’ de Nazaré ao do Gólgota. A Virgem viveu em constante comunhão com Cristo: toda a sua vida pode ser considerada uma espécie de comunhão ‘eucarística’, comunhão com aquele ‘Pão descido do céu’ que o Pai deu para a vida do mundo» (João Paulo II, Conclusão do Mês de Maria, 28 de maio de 1997).

  • QUINTO MISTÉRIO
Maria, ícone de esperança. «Na comunhão com Cristo, Maria realiza plenamente a própria liberdade de criatura, em nada submetida aos vínculos do pecado. Ela torna-se ícone de esperança e profecia de libertação para a humanidade inteira. Maria canta isto no ‘Magnificat’: ‘Grandes coisas me fez o Omnipotente. É Santo o Seu nome e a Sua misericórdia vai de geração em geração para aqueles que O temem’ (Lucas 1, 49-50)» (João Paulo II, Conclusão do Mês de Maria, 28 de maio de 1997).

© Laboratório da fé, 2014

Maio 2014 — Mês de Maria: Feliz daquela que acreditou | 16 — pdf

  • ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS > > >
  • TEMA GERAL PARA O MÊS DE MARIA 2014 > > >

Feliz daquela que acreditou
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 16.5.14 | Sem comentários
Categorias: , ,
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários