NÃO PODEMOS VIVER SEM O DOMINGO!


«Valorizar o domingo como centro de todo o ano litúrgico» — é o primeiro objetivo apresentado no programa pastoral (2013+14) da Arquidiocese de Braga. Com o intuito de «valorizar» o domingo, acompanhando os tempos litúrgicos, propomos um tema a partir da releitura da Carta Apostólica sobre a santificação do domingo — «O dia do Senhor» («Dies Domini»). Este itinerário tem como tema geral: «Não podemos viver sem o domingo!».

Domingo, DIA DA RESSURREIÇÃO

Texto de reflexão para o terceiro domingo de páscoa

    33. [...] Estende-se a cada geração de crentes a saudação de Cristo, transbordante do dom messiânico da paz, conquistada pelo seu sangue e oferecida juntamente com o seu Espírito: «A paz esteja convosco!». No facto de Cristo voltar ao meio deles «oito dias depois», pode-se ver representado, na sua raiz, o costume da comunidade cristã de reunir todos os oito dias, no «dia do Senhor» o domingo, para professar a fé na sua ressurreição e recolher os frutos da bem-aventurança prometida por Ele: «Bem-aventurados os que, sem terem visto, acreditam!». Esta íntima conexão entre a manifestação do Ressuscitado e a Eucaristia é sugerida pelo evangelho de Lucas na narração dos dois discípulos de Emaús, aos quais Cristo fez companhia, servindo-lhes de guia na compreensão da Palavra e depois sentando-Se com eles à mesa. Reconheceram-n’O, quando Ele «tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, entregou-lho». Os gestos de Jesus são os mesmos que realizou na última Ceia, com clara alusão à «fração do pão», como é denominada a Eucaristia na primeira geração cristã.
    1. É convite a reviver, de algum modo, a experiência dos dois discípulos de Emaús, que sentiram «o coração a arder no peito», quando o Ressuscitado caminhava com eles (cf. Lucas 24, 32.35).



    • Não podemos viver sem o domingo! — textos publicados no Laboratório da fé > > >



    Laboratório da fé celebrada, 2014
    Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 3.5.14 | Sem comentários
    0 comentários:
    Enviar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    • Recentes
    • Arquivo
    • Comentários