PREPARAR O DOMINGO SEXTO DE PÁSCOA


No evangelho do sexto domingo de Páscoa (Ano A) encontramos unidas duas realidades que com frequência parecem opostas: o amor e o cumprir determinados preceitos. Contudo, a oposição só é aparente: quem ama está sempre disposto a fazer o que agrada à pessoa amada, mais ainda se for algo bom para os dois. Os mandamentos de Jesus não são preceitos arbitrários ou injustos. São as indicações do caminho para chegar ao Pai, para que cada pessoa alcance a plenitude das suas possibilidades humanas. E Jesus quer que os seus discípulos embarquem nesse caminho, o único caminho da felicidade plena.
Deus estabelece connosco uma relação de amor, Ele toma a iniciativa. Deus ama-nos de uma forma única e pessoal. Quer ficar connosco, melhor, em nós. Jesus não nos quer deixar sozinhos; por isso pede ao Pai que nos envie «outro Paráclito». Alguém que interceda por nós constantemente, como já o faz o próprio Jesus; por isso, fala de «outro», porque Ele já o é. Ama-nos com uma intensidade excecional.
Esta correspondência de Deus Pai, Filho e Espírito Santo com o cristão e a cristã, com a comunidade eclesial, é uma relação que influencia todos os nossos critérios e valores, é uma forma nova de conhecer, de amar, de viver.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar o domingo sexto de Páscoa (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 23.5.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários