PREPARAR A QUINTA-FEIRA SANTA


Os acontecimentos da primeira «Semana Santa» decorrem num contexto pascal, a celebração da libertação do povo de Israel da escravidão (primeira leitura): a Páscoa judaica. Jesus inaugurará uma nova Páscoa, na qual a libertação de toda a escravidão, do mal, do pecado, será definitiva e universal. Tal como o acontecimento pascal judaico é comemorado com uma ceia familiar, num encontro cultual, a morte e ressurreição de Jesus é atualizada à volta de uma mesa (segunda leitura e evangelho), em cada eucaristia.
A Última Ceia de Jesus com os seus discípulos é vivida, na comunidade eclesial, de cada vez que nos reunimos como irmãos, filhos do mesmo Pai, na Eucaristia.
A narração do evangelho de Quinta-feira Santa facilita-nos as pistas sobre as atitudes necessárias para participar plenamente no encontro fraternal que é a celebração da «Ceia do Senhor»: amor e serviço. O amor de Jesus chega «até ao fim», até dar a vida por nós; mas também até ao fim (extremo) de se colocar a servir, a «lavar-nos os pés», ele que é o «Mestre e Senhor».
Não temos desculpa para não levarmos a sério a atitude de Jesus, que há de ser necessariamente a atitude de cada um dos seus discípulos e discípulas: «Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também».

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar a Quinta-feira Santa, Laboratório da fé, 2014


La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 17.4.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários