PREPARAR A SEXTA-FEIRA SANTA


A Sexta-feira Santa constitui o centro dos acontecimentos de que fazemos memória nestes intensos dias litúrgicos. A vida e a pregação de Jesus culminam numa morte ignominiosa, padecendo — como nos recorda a carta aos Hebreus (segunda leitura) — angústia, sofrimento, solidão... Até Pedro, o primeiro no grupo dos «Doze», nega conhecê-lo; todos os seus amigos e seguidores desaparecem de cena. A morte na cruz é o desenlace previsível para uma vida que põe em causa muitas atitudes aparentemente religiosas. Jesus era incómodo.
Jesus entrega, desde a cruz, o seu espírito ao Pai, confiante de que só Deus pode tirar uma vitória de um dramático fracasso. E, desde a cruz, confia-nos, a todos os discípulos, a todos os seres humanos — na figura do discípulo amado — a sua mãe, Maria.
Esperamos serenos a ressurreição do Senhor. Queremos aceitar tudo o que significa a mensagem de Jesus, também tudo o que tem de dificuldade, de sofrimento, de exigência... Confiamos que a vontade de Deus, que Ele viveu e pregou, é o melhor para a Humanidade, para a comunidade eclesial, para mim. E estou disposto a empenhar toda a minha existência, mesmo com o risco de incompreensões e... em viver os valores do Reino, em converter o seguimento de Jesus e a sua mensagem no meu «horizonte de compreensão».

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar a Sexta-feira Santa, Laboratório da fé, 2014


La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 18.4.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários