PREPARAR O DOMINGO SEGUNDO DA QUARESMA


A cena da Transfiguração, do evangelho proposto para o segundo domingo da Quaresma (Ano A), antecipa a exaltação — a ressurreição — de Jesus, que celebraremos no final deste tempo litúrgico e para onde aponta toda a Quaresma. Prepara os discípulos para os acontecimentos difíceis da paixão e morte do Mestre, com a esperança certa de um final cheio de esperança.
Na cena da narração, além de Jesus e dos três discípulos, aparecem mais três personagens: Moisés, Elias e Deus Pai. A totalidade da Bíblia, a totalidade da Palavra de Deus está a dar testemunho de Jesus, personificada em Moisés (a Torá, a Lei) e Elias (os Profetas); e até o próprio Deus confirma a grandeza do Filho, com um convite a escutá-lo.
A passagem convida a todos os que a leem ou escutam a estar atentos à Palavra de Deus, Antigo (Moisés e Elias) e Novo Testamento (Jesus). Nela está a resposta às nossas interrogações, mas também aos nossos medos, inquietações, angústias, incompreensões... A história do ser humano, a coletiva, mas também a pessoal, está nas mãos de Deus: não há que ter medo. Ao mesmo tempo, é um convite a viver a mensagem desta Palavra: não podemos ficar a fazer «três tendas» e iludir a nossa responsabilidade.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar o domingo segundo da Quaresma (Ano A), no Laboratório da fé, 2014




La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 15.3.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários