PREPARAR O DOMINGO TERCEIRO DA QUARESMA


A narração do evangelho proposto para o terceiro domingo da Quaresma (Ano A) acontece num cenário não habitual: numa cidade da Samaria. Além de Jesus, a personagem principal na cena não são os discípulos, mas uma mulher. Jesus Cristo, ultrapassando os convencionalismos da época, conversa longamente com ela. É uma mulher, ainda por cima estrangeira (samaritana) e com uma história moral não apreciada, o que faz dela uma interlocutora inadequada para qualquer judeu. Mas a «Boa Nova» de Jesus não percebe nada de convencionalismos nem se detém perante os limites sociais discriminatórios. A partir de uma situação ordinária, quotidiana, fala-lhe do «dom de Deus», um dom que não conhece as fronteiras que os seres humanos inventaram, mas acolhe todas e todos sem distinção de sexo, raça, cultura ou forma de vida.
Jesus Cristo é a «água viva», capaz de saciar, para sempre, a sede do ser humano; não como as outras águas, que só tiram a sede momentaneamente (diversões, prazer, poder, dinheiro, êxito, etc.). Nós que experimentamos esta realidade (?!) somos convidados a partilhar esta «água» com os outros, como fez a mulher samaritana com os seus compatriotas: «Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher», porque o dom é imenso, grandioso, não tem limites.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar o domingo terceiro da Quaresma (Ano A), no Laboratório da fé, 2014




La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 18.3.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários