CELEBRAR A ANUNCIAÇÃO


Dentro de nove meses voltaremos a celebrar o Natal, o nascimento de Jesus, o Filho de Deus e, ao mesmo tempo, o filho de Maria. Isto é o que antecipamos, hoje, na festa da Anunciação do Senhor.
Da mesma forma que a Carta aos Hebreus (segunda leitura) e o salmo de hoje nos recordam a atitude de Jesus — e antes do salmista — de entrega incondicional à vontade divina («Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade»), também se pode aplicar a Maria, que entendeu toda a sua existência como uma entrega livre e amorosa à vontade de Deus: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».
A atitude do discípulo e da discípula de Jesus — Maria foi a primeira — está na mesma linha, conscientes de que o plano amoroso de Deus para a Humanidade é o melhor que podemos deixar acontecer. Por conseguinte, vale a pena colocar todo o meu empenho, toda a minha vida, todo o meu agir para começar a construir já aqui e agora o reino de Deus — «venha a nós o vosso reino» —, embora conscientes de que não será neste mundo que alcançaremos a sua plenitude, mas é aqui que se inicia; no empenho em que cada homem e cada mulher reconheça no outro um seu irmão e uma sua irmã; em que seja respeitada a dignidade de cada pessoa humana...

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Celebrar a Anunciação, no Laboratório da fé, 2014




La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 25.3.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários