PREPARAR O DOMINGO PRIMEIRO DA QUARESMA


No evangelho proposto para o primeiro domingo da Quaresma (Ano A), Jesus aparece submetido ao assédio do tentador. As três tentações narradas pelo evangelista correspondem a situações similares vividas pelo povo de Deus, por Israel. Em todas elas, o povo escolhido sucumbiu à tentação; não foi assim com Jesus. A Palavra de Deus é o fundamento onde se apoia para não ceder às instigações. Recorda-nos que Deus nunca deve ser usado em proveito próprio, procurando a solução mais fácil, sem esforço pessoal, ou procurando o espetacular perante o simples e o quotidiano, ou ainda pondo outras coisas (fama, reconhecimento, dinheiro, poder, etc.) em lugar de Deus.
Na leitura assídua da Palavra de Deus descobrimos uma escola para a vida, umas histórias para viver. Encontramos um Deus grande e poderoso, embora a expressão que melhor o define é Amor: é grande e poderoso amando-nos. Na dita Palavra, reconhecemos o plano de Deus para a Humanidade, onde cada ser humano se revela como tal com dignidade e liberdade, mas também com responsabilidade; sem cair nas tentações que anulem ou diminuam o desígnio amoroso divino. A tentação mostra-nos uma realidade atrativa, mas enganosa. Só o plano de Deus faz o ser humano feliz; só o plano de Deus responde às expectativas mais profundas da pessoa.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar o domingo primeiro da Quaresma (Ano A), no Laboratório da fé, 2014




La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 7.3.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários