PREPARAR O DOMINGO QUINTO


No evangelho do quinto domingo (Ano A), Jesus compara os seus discípulos com duas realidades quotidianas: o sal e a luz. O Mestre usa uma linguagem que todos compreendem: partindo das realidades diárias ilustra as verdades mais profundas.
Os seguidores de Jesus têm (temos) de ser como o sal. O sal dá sabor, conserva os alimentos, aviva o fogo. Jesus pede todas estas qualidades para os seus discípulos. O sal praticamente não se vê, a sua presença é quase impercetível; mas a sua falta é bem percebida. Nada é igual sem ele. Temos a missão de dar sabor à vida, que a vida tenha sentido; conservar o que de melhor existe em cada pessoa, nas comunidades, também na sociedade e na Igreja; e avivar o fogo: a vida sem paixão não é vida; o cristianismo sem paixão perde toda a sua força. Contudo, sempre sem procurar protagonismos, como o sal que quase não se vê.
E também temos de ser luz. A luz é o contrário da escuridão. A escuridão é sinónimo de medo, de mal, de pecado, de escondido, de injustiça... A missão do seguidor ou seguidora de Jesus é iluminar estas realidades, denunciar o mal e a injustiça, ser luz em todas as situações «obscuras»: impunidade, arbitrariedade, tirania, imoralidade, violência física ou moral... Ora, este encargo não parece ser cómodo nem fácil.
O encargo que Jesus confia aos seus discípulos é exigente e implica uma missão insubstituível.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar o domingo quinto (Ano A), no Laboratório da fé, 2014




La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 7.2.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários