PREPARAR O DOMINGO SÉTIMO


As afirmações de Jesus, no evangelho do sétimo domingo (Ano A), situadas no contexto do Sermão da Montanha, parecem chocantes, irrealizáveis. Alguém falou de utopia, de uma moral de máximos, de exageros para provocar uma reação nos interlocutores. Será que são só palavras bonitas, mas exageradas, impraticáveis?
Comentaremos brevemente duas das afirmações que, em certo sentido, condensam todas as outras: «Não resistais ao homem mau»; «amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem». A verdade é que o que Jesus nos pede não é fácil: a não resistência e o amor. Mas a realidade mostra que são muitos os testemunhos de missionários e missionárias, no voluntariado cristão ajudando os necessitados, de cristãos que trabalham e lutam diariamente por um mundo melhor e uma quantidade incontável que puseram e põem diariamente em prática. Imaginemos que todos e todas os que nos chamamos discípulos de Jesus o vivíamos: quantas coisas mudariam!
Ora, o que Jesus nos sugere é, nada mais nada menos, que imitemos, como bons filhos, o nosso Pai: «Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos». Ele ama gratuitamente a todos e pede-nos que façamos o mesmo.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar o domingo sétimo (Ano A), no Laboratório da fé, 2014




La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 21.2.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários