PREPARAR O DOMINGO SEXTO

16 DE FEVEREIRO DE 2014


Ben-Sirá 15, 16-21 (15-20)

Se quiseres, guardarás os mandamentos: ser fiel depende da tua vontade. Deus pôs diante de ti o fogo e a água: estenderás a mão para o que desejares. Diante do homem estão a vida e a morte: o que ele escolher, isso lhe será dado. Porque é grande a sabedoria do Senhor, Ele é forte e poderoso e vê todas as coisas. Seus olhos estão sobre aqueles que O temem, Ele conhece todas as coisas do homem. Não mandou a ninguém fazer o mal, nem deu licença a ninguém de cometer o pecado.



Nem deu licença a ninguém de cometer o pecado


Jesus, filho de Sirá, era um sábio de Jerusalém que viveu num momento perturbado para a fé de Israel: o pensamento grego ia-se introduzindo com força em Israel e a fé tradicional tinha começado a entrar em crise, sobretudo entre as classes dirigentes do país, que se sentiam atraídos por um mundo novo que consideravam mais moderno e sedutor.
Neste fragmento proposto pela primeira leitura do sexto domingo (Ano A), o sábio e o mestre da sabedoria coloca os seus leitores perante uma alternativa: há dois caminhos, «fogo e água», «morte e vida»; cada um tem de decidir qual escolhe.
Há que assinalar um facto fundamental: na fé de Israel o mandamento não é uma regra que se impõe à liberdade humana, mas a possibilidade infinitamente rica de escutar a palavra que vem de Deus, que enche as pessoas de sentido.
Por trás de tudo está a sabedoria do Senhor, que é a que articula a criação como possibilidade de sentido e de liberdade oferecida aos crentes.

© Joan Ferrer, Misa dominical
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar o domingo sexto (Ano A), no Laboratório da fé, 2014

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 12.2.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários