PREPARAR O DOMINGO DA APRESENTAÇÃO DE JESUS


Uma das festas mais antigas do cristianismo é a da «Apresentação do Senhor», que, este ano, coincide com o domingo (em vez do quarto domingo). O evangelista e a tradição uniram-na à purificação de Maria. Também é conhecida como a festa da Candelária ou da Luz.
Ao lado de Jesus menino, Maria e José, o narrador bíblico coloca duas personagens anciãs: Simeão e Ana. Ambos são capazes de perceber a singularidade do menino apresentado pelos seus pais no Templo de Jerusalém. São duas personagens simples, piedosas... Os dois estão atentos à voz do Espírito Santo; os dois expressam-se com a Palavra de Deus nas suas bocas.
Simeão «profetizará» tanto a salvação que será inaugurada por Jesus, como o seu final trágico, que padecerá com Jesus, de maneira especial, a sua mãe, Maria.
Uma cena cheia de conteúdo de fé, de humildade, de simplicidade, de Palavra de Deus. Para a maioria passou despercebido. O certo é que a grandeza de Deus se manifesta no pequeno. E só os pequenos a percebem.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor



  • Rezar o domingo a partir da evangelho: Lucas 2, 22-40 > > >



Preparar o domingo da Apresentação de Jesus (Ano A), no Laboratório da fé, 2014




La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 30.1.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários