PREPARAR O NATAL

25 DE DEZEMBRO DE 2013


Isaías 9, 2-7 (1-6)

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz começou a brilhar. Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento. Rejubilam na vossa presença, como os que se alegram no tempo da colheita, como exultam os que repartem despojos. Vós quebrastes, como no dia de Madiã, o jugo que pesava sobre o povo, o madeiro que ele tinha sobre os ombros e o bastão do opressor. Todo o calçado ruidoso da guerra e toda a veste manchada de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão pasto das chamas. Porque um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado. Tem o poder sobre os ombros e será chamado «Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz». O seu poder será engrandecido numa paz sem fim, sobre o trono de David e sobre o seu reino, para o estabelecer e consolidar por meio do direito e da justiça, agora e para sempre. Assim o fará o Senhor do Universo.



O povo... viu uma grande luz


Este hino de Isaías é provavelmente um hino litúrgico, próprio da entronização do rei. Sobe um novo rei ao trono de David e é proclamado como Rei Ideal, luz do povo, libertador, Príncipe perfeito. É a esperança do povo, presença da Justiça de Deus. O povo sabe que o seu destino depende do Rei, presença de Deus, capaz de levar o povo a cumprir a Aliança ou de estragar tudo e pôr em perigo a Promessa.
A Igreja viu desde sempre neste texto um anúncio perfeito de Jesus Cristo, plenitude desta esperança, presença da libertação de Deus. Nenhum rei histórico de Judá ou de Israel foi assim. Historicamente, este hino foi apenas um sonho, uma esperança. Em Jesus é um cumprimento, um sonho tornado realidade. Deus connosco é o Reino, a realização de todas as esperanças.

© José Enrique Galarreta, www.feadulta.com
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2013

Preparar o Natal (Ano A), no Laboratório da fé, 2013

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 24.12.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários