REDESCOBRIR O CAMINHO DA FÉ


O «Laboratório da fé» celebra o primeiro aniversário! O «rosto» deste projeto é esta página na internet (www.laboratoriodafe.net), onde são publicados textos que pretendem ajudar cada pessoa a entrar no «laboratório da fé». O desenvolvimento do projeto também pode ser acompanhado nas principais redes sociais: facebook, twitter, google+.
Esta iniciativa do Arciprestado de Braga nasceu para concretizar os objetivos propostos para o ano pastoral iniciado em outubro de 2012: celebrar o Ano da Fé de forma digna e fecunda; intensificar a reflexão sobre a fé; confessar a fé no Senhor Ressuscitado; aprofundar os conteúdos do «Credo», a partir do Catecismo da Igreja Católica. 
Agora, em outubro de 2013, dando continuidade à finalidade para o qual foi criado, o «Laboratório da fé» propõe-se dar um contributo para concretizar os objetivos do (novo) ano pastoral dedicado à «fé celebrada»: valorizar o domingo como centro de todo o ano litúrgico; estudar a Constituição Conciliar sobre a Sagrada Liturgia («Sacrosanctum Concilium»); aprofundar os conteúdos dos «Sacramentos», a partir do Catecismo da Igreja Católica; iniciar à oração.

Laboratório da fé celebrada

No sentido de ajudar a «valorizar» o domingo, o «Laboratório da fé», reformulando temáticas iniciadas no ano anterior, apresenta as seguintes secções: «Rezar o domingo» (uma oração diária a partir do evangelho do domingo seguinte, continuando a parceria com o projeto «vers dimanche»), «Preparar o domingo» (vários textos sobre a liturgia do domingo frutos de várias parcerias estabelecidas ao longo do último ano), «Celebrar o domingo» (algumas sugestões para a celebração do domingo, com destaque para a arte de celebrar, a fé celebrada com a comunidade e a fé celebrada com a catequese) «Viver o domingo» (um itinerário de reflexão para viver ao longo da semana com a ligação à liturgia diária, na linha da anterior rubrica «ao ritmo da semana», cuja inspiração é retirada do livro «El Ciclo C» de José Luis Cortés, graças à parceria com o blogue espanhol «Religión Digital»). 

Não podemos viver sem o domingo

Com o mesmo intuito de «valorizar» o domingo, para acompanhar os tempos litúrgicos, vamos propor um tema a partir da releitura da Carta Apostólica sobre a santificação do domingo — «O dia do Senhor» («Dies Domini»). Este itinerário terá como tema geral: «Não podemos viver sem o domingo!».

Mistério da fé!

Além de outras propostas que serão apresentadas em breve, estão a ser preparadas quarenta e duas reflexões sobre a Liturgia e os Sacramentos, sob o tema geral: «mistério da fé». A partir do Catecismo da Igreja Católica vão ser publicadas, nesta página na internet, ao ritmo de uma por semana, até finais de julho de dois mil e catorze.



Este projeto inspira-se nas palavras do Beato João Paulo II dirigidas aos jovens aquando do Jubileu Mundial da Juventude, no ano dois mil, em Roma. Na Vigília desse encontro, o Papa João Paulo II proferiu uma reflexão onde sugeriu com insistência esta temática: «cada um de vós pode encontrar dentro si mesmo a dialética feita de perguntas e respostas. Cada qual pode examinar as dificuldades que sente na fé e experimentar inclusive a tentação da incredulidade. Mas, ao mesmo tempo pode experimentar também uma gradual maturação na consciência e na convicção da sua própria adesão de fé. Com efeito, neste admirável laboratório do espírito humano, que é o laboratório da fé, sempre se encontram mutuamente Deus e o ser humano».

© Laboratório da fé, 2013

[Este texto foi atualizado em 11 de outubro de 2013]

Redescobrir o caminho da fé, 2012'13


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 11.10.13 | Sem comentários
Categorias:
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários