Terça-feira da décima terceira semana


Evangelho segundo Mateus 8, 23-27

Naquele tempo, Jesus subiu para o barco e os discípulos acompanharam-n’O. Entretanto, levantou-se no mar tão grande tormenta que as ondas cobriam o barco. Jesus dormia. Aproximaram-se os discípulos e acordaram-n’O, dizendo: «Salva-nos, Senhor, que estamos perdidos». Disse-lhes Jesus: «Porque temeis, homens de pouca fé?». Então levantou-Se, falou imperiosamente ao vento e ao mar e fez-se grande bonança. Os homens ficaram admirados e disseram: «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?».

Porque temeis, homens de pouca fé?

A leitura deste relato pode ser feita com à luz do tema do seguimento (conforme a proposta para esta décima terceira semana: seguir Jesus Cristo). O texto começa por dizer que «Jesus subiu para o barco e os discípulos acompanharam-n'O», isto é, seguiram com ele. Depois, surgem as consequências do seguimento de Jesus Cristo.
A consequência mais evidente neste relato é a «tempestade». Mais do que a situação meteorológica que coloca em perigo a vida dos discípulos, percebe-se nas palavras de Jesus Cristo o medo dos discípulos associado à falta de confiança: «Porque temeis, homens de pouca fé?». 
Na verdade, o grande obstáculo que impede de seguir Jesus Cristo é o comodismo. Por isso, a «tempestade» não é sinal de uma situação negativa, mas de uma provocação à novidade, a enfrentar novos desafios, a abandonar o comodismo, a assumir um novo estilo de vida, a reproduzir o Evangelho no dia a dia. Temos medo! «A novidade causa sempre um pouco de medo, porque nos sentimos mais seguros se temos tudo sob controle» (Francisco, na homilia de Pentecostes). 
A situação de «tempestade» abalou a confiança dos discípulos, aumentou o medo, sentiram-se «perdidos». O discípulo precisa de aprender a ter confiança e a acreditar que a última palavra é sempre de Jesus Cristo. Apesar das «tempestades», a fé em Jesus Cristo proporciona sempre uma «grande bonança».

© Laboratório da fé, 2013

Décima terceira semana, no Laboratório da fé, 2013
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 2.7.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...