PREPARAR O DOMINGO: décimo terceiro domingo

30 DE JUNHO DE 2013

Ruas, avenidas, praças, travessas, rotundas, pistas para ciclistas, vias para transportes públicos... A circulação, dentro das cidades, faz-se em muitas artérias diferentes. Tudo é pensado para um movimento o mais fluído possível, no respeito e na segurança de todos. Observando esta circulação, volto-me para o Espírito Santo para que continue a mover uns e outros na direção do reino de Deus.

Em casa
O evangelho deste domingo convida-nos a rezar para que cada um saiba responder livremente à sua vocação. O Senhor chama cada um a segui-lo, em todas as idades. As formas de lhe responder são de tal maneira diferentes que é bom ter presente na nossa oração os parentes e os amigos, os vizinhos e os colegas, para que cada um tenha a coragem de seguir o que o Espírito lhe sugere. Concretamente, ao fim do dia, dedico um tempo a evocar essas pessoas, pedindo a Jesus que renove nelas o ardor para o seguir, no trabalho, na procura de emprego, na família, no encontro com os amigos, etc.



Queres que mandemos descer fogo do céu?

Nunca é fácil viver pacificamente uma recusa. E ainda menos quando se trata de um pedido de acolhimento simples e gratuito que se vê recusado por causa de uma diferença de opiniões religiosas.
A reação dos discípulos de Jesus é, portanto, natural. Se uma povoação de samaritanos recusa acolher com o simples pretexto de eles irem para Jerusalém, a capital religiosa rival da Samaria, como não pensar numa sanção na mesma medida? Pura e simplesmente, a destruição da aldeia.
As histórias dos nossos países, mesmo as recentes, têm episódios sombrios de rivalidades e de invejas entre cidades, povos ou religiões.
Jesus não entrará nesse jogo de disputas e de violências sem fim. Ousa romper com todos os impulsos de destruição que possam habitar o coração humano. Que fazer? Vai para outra cidade e recusa usar o seu todo-poderoso fogo para destruir a cidade que recusa recebê-lo, a ele e aos seus discípulos.
O tempo estival é, sem dúvida, um bom período para cada um se treinar nesta maneira de agir de Jesus.

Thierry Lamboley, jesuíta



© www.versdimanche.com
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2013



  • Reflexão diária a partir do evangelho > > >
  • Notas exegéticas > > >

Décimo terceiro domingo, Ano C
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 26.6.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários