PREPARAR O DOMINGO: décimo primeiro domingo

16 DE JUNHO DE 2013

Um mendigo de mão estendida, um homem ou mulher sentado no passeio tendo um cão como único companheiro, um jovem de origem estrangeira provavelmente obrigado a fazer-se de pedinte, um sem abrigo encostado ao muro... Estes rostos que povoam as cidades não são os mais fáceis de contemplar. Todavia, cruzando com o olhar deles, respondendo ao não às suas solicitações, contemplemos neles a ferida de um mundo com falta de justiça e de dignidade. Então, imploremos a Cristo que a todos traga a cura através das nossas palavras e dos nossos atos.

Em casa
Esta semana, teremos a ousadia de derrubar as barreiras e convidar para a nossa mesa uma pessoa de quem à primeira vista não pensamos bem ou que consideramos longe de Deus? Ousaremos responder a um convite ao qual estavamos tentados a dizer não? Ou ainda teremos a ousadia de organizar uma refeição na nossa paróquia, convidando os mais pobres da sociedade? Seremos capazes de o fazer com a coragem que nos dá a nossa pertença a Cristo, para estar mais próximos dele?



Os teus pecados estão perdoados.

Estas palavras pronunciadas por Jesus são realmente uma boa notícia. Não só para a mulher a quem se dirigem, mas também para cada um de nós. Quem não deseja ser libertado de um peso que o esmaga, encontrar uma passagem numa via sem saída, ser amado para além das suas falhas ou faltas de amor, reafirmar o amor do seu Deus?
Jesus ousa perdoar uma mulher que todos julgam pecadora e indigna de se dirigir a ele e muito menos de derramar perfume nos seus pés. Para revelar o amor sem limites do Pai, Jesus, o Filho muito amado, derruba as barreiras, ignora todos os preconceitos, introduz uma novidade surpreendente: «Os teus pecados estão perdoados». Simão não acredita no que está a ouvir. Contudo, é isso mesmo que Jesus diz, respondendo ao gesto da mulher que o toca e por quem se deixou tocar. 
Esta semana, teremos o olhar de Simão ou de Jesus? Ousaremos libertar-nos de todos os preconceitos e julgamentos, simplesmente para acolher o perdão de Deus, para o dar ou receber de alguém? A bola está do nosso lado!

Anne-Marie Aitken



© www.versdimanche.com
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2013



  • Reflexão diária a partir do evangelho > > >
  • Os personagens > > >

Quem é este homem, que até perdoa os pecados
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 12.6.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários