Segunda-feira da décima primeira semana


Evangelho segundo Mateus 5, 38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Olho por olho e dente por dente’. Eu, porém, digo-vos: Não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Se alguém quiser levar-te ao tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto. Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado».

Não resistais ao homem mau

A «lei de Talião» é insuficiente, diz Jesus Cristo. Esta lei, recolhida pelo livro do Êxodo (21, 23-25), tinha como objetivo atenuar a espiral de violência entre os seres humanos. Para Jesus Cristo isso não é suficiente!
«Não resistais ao homem mau». Jesus Cristo ensina a não responder à violência. É como que um «protesto» silencioso contra a violência levado ao extremo. De facto, todos constatamos que a resposta violenta contra a violência acaba por produzir ainda mais violência. 
A máxima cristã consiste em associar o perdão ao amor, em todas as circunstâncias da vida. E, dessa forma, altera-se por completo a importância das coisas. Com esta atitude, o amor coloca-se acima do mal. Só assim se inverte, definitivamente, a dinâmica dos confrontos e se potencia um ambiente que supera todas as diferenças e desigualdades entre os humanos.

© Laboratório da fé, 2013

Décima primeira semana, no Laboratório da fé, 2013
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 17.6.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários