PROPOSTA PARA O DÉCIMO SEGUNDO DOMINGO


Ao longo de várias semanas, seguindo a proposta de Miquel Raventós, na revista «Misa dominical», sugerimos um texto relacionado com o II Concílio do Vaticano para ser lido na eucaristia dominical: no final da homilia ou no silêncio da comunhão ou quando parecer mais oportuno...

Na Mensagem ao Mundo dos Padres Conciliares, com data de 20 de outubro de 1962, encontramos umas palavras que, mais tarde, irão ressoar na Constituição Dogmática sobre a Igreja no mundo atual — «Gaudium et Spes»: «Reunidos de todas as nações que há debaixo do sol, trazemos nos nossos corações as tribulações de todos os povos que nos estão confiados, as angústias, as dores, os desejos, a esperança. Colocamos a máxima atenção a todas as angústias que hoje afligem todas as pessoas. Por isso, a nossa solicitude volta-se para os mais humildes, os mais pobres e os mais débeis; seguindo Cristo temos de nos compadecer das multidões que passam fome, miséria e ignorância, pondo constantemente diante dos nossos olhos aqueles que, por falta de ajuda adequada, ainda não alcançaram uma condição de vida digna».
Mais adiante, ao falar da paz, fazem esta afirmação: «Confessamos que todos os seres humanos, de qualquer raça ou nação, são todos irmãos». Em cada assembleia dominical ratificamos sempre esta proclamação.
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2013



  • Outros textos relacionados com esta proposta
    [1[2[3]

Ano da fé (2012-2013), Papa Francisco
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 22.6.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários