PROPOSTA PARA O DÉCIMO DOMINGO


Ao longo de várias semanas, seguindo a proposta de Miquel Raventós, na revista «Misa dominical», propomos um texto relacionado com o II Concílio do Vaticano para ser lido na eucaristia dominical: no final da homilia ou no silêncio da comunhão ou quando parecer mais oportuno...

Um caminho que conduz diretamente ao coração do Concílio — e que é preciso considerar como uma chave hermenêutica de primeiro grau — é dar a palavra aos papas do Concílio. E assim o faremos durante várias semanas.
Recuperemos, brevemente, as palavras de João XXIII, com as quais fez o anúncio do Concílio, no dia 25 de janeiro de 1959, na basílica de São Paulo Extramuros, quando se cumpriam três meses do início do seu pontificado: «Veneráveis irmãos e queridos filhos! Pronunciamos diante de vós, embora tremendo de emoção, juntamente com uma humilde e firme determinação, o nome e a proposta de uma dupla celebração: um Sínodo diocesano para a Cidade e um Concílio ecuménico para a Igreja universal». Estas palavras de João XXIII são o ponto de partida para um trabalho duro e de uma forte esperança para a Igreja e para o mundo, na segunda metade do século XX.
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2013



  • Outros textos relacionados com esta proposta
    [1]

Ano da fé (2012-2013), Papa Francisco
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 8.6.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários